Haaaa…os livros…. como aprendo com eles!
Tenho o vício de comprar livros em livrarias de aeroportos. Tive até que me controlar pois houve época de trabalhar muito em São Paulo e aí já viu né…
Uma vez estava na fila do caixa e na minha frente estava um “garoto”, quando já estamos no + 50 todos são garotos e garotas, que estava na dúvida de levar o livro, O Milagre da Manhã, e perguntou ao caixa o que achava e como já tinha lido falei pra ele que era bom mas que não necessariamente quando lemos precisamos praticar à risca todos os “ensinamentos” mas, sim, introduzir ou adaptar os que acreditamos que serão viáveis na nossa rotina pra que possam ser duradouros.
E quando o livro fala sobre outras culturas, como o livro Ikigai, que mostra os segredos da vida longa dos japoneses, mais especificamente da cidade de Okinawa, que é uma das 5 cidades da Zona Azul (cidades onde moram as pessoas mais velhas do mundo) aí fica mais difícil, mas não impossível!
No capítulo da dieta dos “Okinauenses” (acho que criei a palavra..), tem muitos hábitos alimentares pra nós ocidentais, principalmente nós brasileiros que temos uma variedade enorme de alimentos, que podemos introduzir na nossa rotina.
O cardiologista Makoto Suzuki estudou, a partir dos anos 70, a influência da dieta na longevidade da população de Okinawa e após 25 anos de estudos uma das conclusões a que chegaram foi a quantidade muito grande da variedade de alimentos, sendo a base vegetais.
Agora vamos aos números……
– consomem 206 alimentos diferentes, incluindo especiarias, regularmente.
– consomem 18 alimentos diferentes em média por dia
Aí confesso que fiquei triste…. até achava que consumia uma variedade grande de alimentos…. fui contar e a média diária somou 10 alimentos diferentes….
Mas tudo bem… por isso amo ler… quando você tem conhecimento você pode escolher caminhos pra trocar de fase na vida!
Então sabendo que a variedade de alimentos faz bem pra mim….vou sair da zona de conforto quando for a feira, mercado e etc. Vou buscar novos vegetais, legumes, especiarias e frutas pra incluir na minha dieta!
E como está a variedade de alimentos nas suas refeições?